segunda-feira, 11 de julho de 2016

DICAS PARA ACAMPAR NO INVERNO


Olá Pessoal essa é a primeira postagem do blog Montanha Camping e hoje falaremos sobre como acampar no inverno com várias dicas sobre equipamentos, localização e muito mais!!



 Uma das coisas mais dispensáveis para quem curte acampar é passar frio!
Na maior parte do Brasil, durante quase todo o ano, você pode acampar normalmente sem passar frio, usando apenas um saco de dormir, roupas do dia a dia e talvez um agasalho leve. No entanto, no inverno, na Região Sul, em serras ou áreas de maior altitude, a realidade é bastante diferente – se você não estiver preparado você pode passar frio, muito frio!
A situação se torna mais crítica durante a noite, na hora de dormir, quando as temperaturas caem e nosso corpo se resfria ao entrar em estado de repouso. Se o frio for muito intenso, você corre o risco de não conseguir dormir e passar a noite tremendo. Em uma situação mais extrema, você até pode vir a ter uma hipotermia .
Mas nós não queremos que isso aconteça! Ao longo desse artigo, daremos várias dicas para evitar de passar frio, especialmente durante a noite.

O conselho mais importante de todos é: não subestime o frio, jamais! É preferível carregar peso e volume extra do que não dormir durante a noite devido ao frio. Talvez no calor e conforto da sua casa, fazendo a mochila, você pense em dispensar alguns itens, pensando que não serão necessários, mas você mudará de opinião quando estiver acampando no frio e longe do conforto do seu edredom dae vai pensar porque eu não segui as dicas do Programa Montanha Camping hehehe!!

Simples: se a previsão é frio, prepare-se para ele!
Acredite nesse conselho: nunca subestime o frio!

10 DICAS PARA ACAMPAR NO INVERNO 

1- Certifique-se de que sua barraca possui alguma janelinha no sobreteto que possibilite a troca de ar entre o ambiente interno e externo. Se tiver, não feche ela! Essa abertura poderá trazer um pouco do ar frio para dentro da barraca, mas ainda assim é importante deixá-la aberta. O ar precisa circular entre a parte interna e externa para que haja renovação do oxigênio, e o ar quente, que sai da nossa respiração, não fique condensado nas paredes internas.



2- Utilize uma barraca que seja impermeável, com coluna de água  de 800 mm, no mínimo. Uma coisa é sua barraca não resistir à chuva e suas coisas (e você) ficarem molhadas a uma temperatura acima de 20ºC; outra coisa muito mais grave é sua barraca não resistir à chuva e suas coisas (e você!) ficarem molhadas a uma temperatura abaixo de 10ºC. Durante o frio, estar seco é essencial.

 3- – Prefira armar a barraca num local que receberá o sol da manhã. Isso vai ajudar a derreter o gelo ou o orvalho formado durante a noite, além de esquentar a tenda e consequentemente você. Também tente montar seu acampamento num terreno ligeiramente mais alto do que as redondezas.



4- Lembre-se: o saco de dormir não esquenta você, apenas o isola do ambiente externo. Se estiver com frio, coloque mais roupas e cobertores. E não se esqueça do isolamento térmico, que deve ser colocado diretamente sobre o solo.

Isolante térmico
Item 100% indispensável para quem acampa no frio. Além de isolar o frio que vem do solo, ele também evita que a umidade passe para o corpo. Jamais acampe no inverno sem um isolante.



5. Existem diversos tipos de isolantes – de EVA, dobráveis, auto-infláveis etc. Qualquer tipo é válido e mais eficiente que os colchões de ar, que podem ser mais confortáveis, mas não isolam o frio.

6. Quanto maior a espessura, mais confortável e maior o isolamento. Os isolantes de EVA costumam variar de 6mm a 12mm. Normalmente, 6mm já são o suficiente para o frio do Brasil, mas os de 12mm oferecem segurança e conforto extra (e peso e volume maiores, obviamente).



7-  Faça uma fogueira - com cuidado preservando a natureza.

De maneira geral, por uma questão de sustentabilidade, não incentivamos que as pessoas façam fogueiras. Além de prejudicar o solo, se não for feita em local adequado e com as técnicas corretas, pode vir a ser um perigo ambiental. Mas sabemos que, no inverno, dependendo da intensidade do frio, ter o calor de uma fogueira pode ser vital, especialmente durante noite. Jamais faça fogueira se você não possui experiência e conhecimento sobre como fazer isso. Não use roupas inflamáveis perto do fogo, não coloque as barracas próximas ao fogo. Com fogo, todo o cuidado é pouco. Se no local aonde estiver acampado não puder fazer fogueira procure uma churrasqueira e acampe perto dela fazendo o fogo lá e cozinhando lá também.

8–Cozinhar ao frio pode demorar quase duas vezes mais que o normal. Por isso, mantenha as panelas sempre tampadas. Isso ajudará a segurar o calor lá dentro e diminuir um pouco o tempo de cozimento. Outra dica é ferver um pouco de água dentro das panelas para aquecê-la antes de começar a fazer a comida.



9- Aqueça-se com uma bebida quente e se tiver violão e percussão comece a fazer um som...
Se você gosta de tomar um trago no acampamento o ideal é tomar as bebidas destiladas como conhaque, run, uísque, vodka, tequila e etc. Vinho e quentão também são outras opções indicadas.
Se você não bebe bebida alcólica a dica antes de dormir, em vez de tomar um copo de água tome um chá quente só não pode ser de cogumelo hehehe. O chá normal fará as duas funções: hidratar e aquecer. Ou, se preferir beba leite, café ou outro líquido quente, preferencialmente logo antes de deitar. Vale lembrar que você precisa ter cobertores de lã de preferência para o inverno mais rigoroso.



10- Coloque um som para completar e animar o ambiente se tiver internet wifi no camping ou aonde estiverem acampando conecta na Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/ coloca mais lenha na fogueira, e aproveita o acampamento!!



É isso ae irmandade esperamos que tenham gostado do Programa Montanha Camping dessa semana fica por aqui, até a próxima ediçãooo!! Boa Semana a Todo Mundo!!


Tags- Camping no Inverno, Dicas Para Acampar no Inverno,Acampamento no Inverno , Montanha Camping, Fogueira, Neve, Equipamentos de Camping ,Roteiro Camping









4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog Rafael. Estamos seguindo. Abs

    ResponderExcluir
  2. Grande Carlão !! Muito obrigado amigo e obrigado pela força de sempre!!! abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Cada instrumento de apoio e divulgação do Campismo é de extrema importância!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo !!! Tamo ae na batalha!!

    ResponderExcluir